PAVIMENTOS INTERIORES DO ÁTRIO, CIRCULAÇÃO, SALA COMUM E QUARTOS
Serão do tipo: Duas Réguas Carvalho de 14mm ref. 7713 da marca FORBO FORSHAGA PARKETT (vd. Em www.forbo.se), ou semelhante. Os pavimentos deverão ser aplicados sobre tela apropriada em neoprene ou filtro mineral.
Os rodapés que rematam todos os pavimentos serão constituídos por perfis "L" de 30x20 mm em alumínio anodizado a côr natural e directamente colados às alvenarias com silicone.

Pavimentos térreos exteriores "alpendres e passadeiras"
Serão em cubos de basalto de formato aproximado 5x5x5 cm, conforme os que são presentemente fabricados pela AÇORVIAS – Sociedade de Empreitadas Lda

SOLEIRAS, PEITORIS E ESCADAS COMUNS
Serão em pedra de basalto, serrada e com os devidos recortes e encaixes para o correcto assentamento e remate das caixilharias de alumínio que integram os vãos respectivos.
Estas serão assentes com cimento cola da marca "WEBBER", ou semelhante.
Os degraus (cobertores e espelhos) das escadas comuns dos edifícios multifamiliares, serão também em basalto serrado, recomendando-se a espessura mínima de 3 cm para os cobertores.

ESCADAS INTERIORES DAS MORADIAS
Os cobertores e espelhos serão integralmente forrados em carvalho maciço de 3 cm de espessura para o cobertor e 2 cm para o espelho. O cobertor será cortado a face do espelho, não havendo qualquer tipo de balanço no "focinho". Os rodapés das mesmas serão igualmente em perfis "L" de 30x20 mm em alumínio anodizado a côr natural e directamente colados às alvenarias com silicone.
Os degraus serão directamente pregados a calços de madeira previamente embutidos na argamassa de regularização final das escadas.
O acabamento final nos degraus será em verniz sintético incolor satinado (meio brilho).

GUARDAS DOS VÃOS EXTERIORES
Serão em vidro laminado incolor de 8 mm de espessura orlados por perfil rectangular de 30x30 mm em alumínio anodisado na côr natural, directamente fixados às ombreiras, salvaguardando afastamento de 10 cm às respectivas soleiras.

CAIXILHARIAS DOS VÃOS PRINCIPAIS
Serão a definir posteriormente no respeitante aos perfis e série mas serão da marca TECHNAL, em alumínio anodisado à côr natural, eventualmente série EPURE nos vãos de abrir.
Os vidros serão duplos e incolor e de espessuras diferentes (prevê-se 6+6+4 mm). Os vãos de uma só folha comportarão a função oscilo-batente.
Os estores, presentes nos quartos e escritório, serão do tipo embutido em caixa, com tampa aparente no interior, e serão em alumínio anodisado à côr natural, com motorização de eléctrica.
As portas das entradas principais das moradias serão em carvalho maciço envernizado satinado. Estas portas comportarão fechadura dupla não embutida.
PORTAS INTERIORES
Serão do tipo lisas FC carvalho com aro liso da VICAIMA-Indústria de Madeiras e Derivados, SA – site: www.vicaima.com, ou semelhante.
Os puxadores serão da marca JNF, em inox ref.: IN030.04, as entradas de chave serão da ref.: 28RP.04, as dobradiças serão de ref.: 5019/90, as fechaduras serão da ref.: 798 – site: www.jnf.pt.

ROUPEIROS INTERIORES
Serão da gama Luxo Melamina de 2, 3 ou 4 folhas conforme aplicável da marca NEVES (site: www.neves-roupeiros.com)

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS
Serão forradas na sua generalidade, pavimentos e paredes até o tecto em grés porcelânico da marca RECER ref.: TITAN polido.
Os espelhos serão embutidos nas paredes por mera supressão de mosaicos, devendo-se prever saídas caixa de derivação/saída eléctrica na parte superior para futura aplicação de dispositivo de iluminação.
A esteriotomia dos mosaicos deverá ser alinhada entre pavimentos e paredes e a sua aplicação começará da porta para as paredes periféricas. Os laterais das banheiras serão igualmente forrados.
As loiças sanitárias responderão as seguintes especificações:
- retretes e bidés da série VERONICA, branco pérola da marca ROCA, as torneiras serão da série M2 (monocomando acabamento cromado);
- as banheiras serão acrílicas série GENOVA e FRAGATA, no caso das suítes principais, na côr branco perola da marca ROCA, as torneiras serão da série M2 (monocomando acabamento cromado);
- os lavatórios serão de encastrar e serão do modelo CLIO ou ATLANTA, conforme os casos, prevê-se que certas suítes possam ser dotadas de lavatório duplo modelo COSMOS, da mesma marca;
- os complementos de banho, toalheiros suportes de papel higiênico, etc. serão da série HOTEL’S, da mesma marca.

COZINHAS
Serão forradas na sua generalidade, pavimentos e paredes até ao tecto em grés porcelânico da marca TAUGRÉS ref.: côco (beje claro salpicado brilhante).
Os armários, tampos, cubas e electrodomésticos serão da marca MÍELE.

FOGÃO DE SALA
Este terá acoplado recuperador de calor e será dimensionado em função deste. Utilizar-se-á o modelo E700 da marca FOGO-MONTANHA, site: www.fogo-montanha.com.
Este será envolvido por muretes de alvenaria forrados a pedra de basalto serrada e gesso projectado.

PAREDES INTERIORES
Serão executadas em blocos de betão colocados à meia vez assentes em argamassa de ligação e acabados a gesso projectado liso, posteriormente pintadas a branco.
O remate entre as paredes e os tectos (também acabados a gesso projectado) será constituído por uma alheta em negativo com profundidade de 5 mm por 25 mm de altura.

PAREDES EXTERIORES DAS MORADIAS
Serão executadas em blocos de betão duplos de 10 cm de espessura, colocados à meia vez assentes em argamassa de ligação com caixa de ar de 4 cm preenchida com isolamento térmico da marca WALLMATE de 3 cm. O acabamento confinante com os compartimentos interiores será igualmente de gesso projectado. O acabamento exterior das paredes exteriores será previamente rebocado com argamassa hidráulica de cimento e areia, afagado à "costa da colher", ou seja queimado. Posteriormente será levantado paramento em alvenaria de pedra de basalto irregular, encostada e sem junta colmatada ou preenchida, por forma a ter a aparência de pedra solta.
Nos desvãos, para além de manterem as mesmas características definidas superiormente, em vez de pedra o revestimento será em chapa de alumínio perfilada na côr "silver Metalic" ref.: Anolac 19 aplicadas no sentido vertical da nervuração da marca ANOLAC, site: www.alucoil.es

PAREDES EXTERIORES DOS EDIFÍCIOS MULTIFAMILIARES

Serão executadas em blocos de betão duplos de 10 cm de espessura, colocados à meia vez assentes em argamassa de ligação com caixa de ar de 4 cm preenchida com isolamento térmico da marca WALLMATE de 3 cm. O acabamento confinante com os compartimentos interiores será igualmente de gesso projectado. O acabamento exterior das paredes exteriores será previamente rebocado com argamassa hidráulica de cimento e areia. Posteriormente será aplicada chapa de alumínio perfilada na côr "silver Metalic" ref.: ANOLAC 19 aplicadas no sentido horizontal da nervuração da marca ANOLAC.
As grelhas de protecção aos estendais localizadas junto as cozinhas serão constituídas por chapa perfurada ANOLAC 40 de acabamento natural, disposta na horizontal e sobre estrutura de suporte previamente executada.

ESTRUTURAS/BETÃO APARENTE
As estruturas serão em betão armado, definidas no correspondente projecto de especialidade.
Após a descofragem as pequenas imperfeições aparentes serão retocadas com calda apropriada. Os elementos aparentes serão sotados com vista de 2 cm.
Ao betão aparente será aplicado um repelente hidrófugo/selante de superfície do tipo "topper" da CERTIFIED, ou em alternativa produto semelhante da gama MATESICA.

COBERTURAS EM TERRAÇO
Serão executadas sobre as lajes e da seguinte forma de baixo para cima:
- camada de forma em betão leve salvaguardando a inclinação mínima de 1,5% com escoamento para caleiras periféricas a realizar em chapa zincada quinada, e com altura mínima de 5 cm.
- posteriormente é aplicada a impermeabiliação constituída por um COMPOSTO ELÁSTICO IMPERMEÁVEL tipo DRTS tendo como características gerais – IMPER ELASTIC – é um composto de dois componentes e foi concebido para impermeabilização de terraços, muros subterrados, diques fluviais, etc.
Componente 1 - o composto PB1004 é basicamente uma mistura de cimento especial com matérias activas e pigmentadas.
Componente 2 - a emulsão RS-4057 é um polímero acrílico modificado concebido especialmente para obter óptimas características de elasticidade e resistência.

COBERTURAS EM CHAPA METÁLICA DAS MORADIAS
Estas serão aplicadas sobre perfis rectangulares de alumínio fixados directamente ao betão.
As chapas exteriores serão da ref.: perfil 13-82-8 ou 14-82-8 de acabamento metal natural da ALAÇO e fixadas sobre a estrutura de suporte prendendo manta de lã de rocha aplicada na totalidade da área. Esta manta de lã de rocha será fornecida em rolo e servirá para um correcto assentamento da chapa (nas fixações será esmagada, mas nos espaços intersticiais expandir-se-á).
Estas chapas serão devidamente rematadas por perfis ou chapas quinadas realizadas para o devido efeito, conforme pormenor e recomendação a fornecer pelo fabricante, deverão ser salvaguardados os respectivos remates das chaminés que serão executadas em tubos de fibrocimento de 250 mm de diâmetro e forradas a chapa de inox calandrada e de acabamento escovado (ver pormenor de capeamento).

COBERTURAS EM CHAPA METÁLICA DOS EDIFÍCIOS MULTIFAMILIARES

Estas serão de 2 águas com caleira central recorrendo ao perfil 4-241-45 da ALAÇO, também com acabamento metálico aparente e serão directamente aplicadas em estrutura de suporte apoiada sobre revestimento duplo constituído por ROFMATE de 5 cm de espessura, assente por sua vez em camada de forma realizada em betão leve sobre as lajes.

ELEMENTOS AVULSOS
a) os corrimões das escadas nos edifícios multifamiliares, serão constituídos por todos em inox escovado de 3 cm de espessura;
b) os vidros temperados que constituem as montras dos comércios localizados no rés-do-chão dos edifícios multifamiliares serão de espessura mínima de 10 mm, incolores e as portas praticáveis para o exterior, serão sem aro, com mola de pavimento fechadura embutida e puxadores duplos dispostos verticalmente a 80 cm da soleira e 15 cm de afastamento do topo. Estes puxadores serão da ref.: IN207 de diâmetro de 35 mm 600 mm de altura da marca JNF;
c ) as unidades exteriores de ar condicionado serão sempre colocadas em lugares não visíveis da via publica; no caso das moradias unifamiliares serão colocados na cobertura junto às fachadas do desvão, sempre em alçado posterior ou lateral;
d ) os pavimentos das galerias dos edifícios multifamiliares serão revestidos em cubos de basalto de formato aproximado 5x5x5 cm, conforme os que são presentemente fabricados pela AÇORVIAS – Sociedade de Empreitadas Lda.
e ) os dispositivos eléctricos, constituídos por interruptores e tomadas serão de acabamento branco ou creme.
f ) as ligações a executar para futura colocação de antenas exteriores (parabólicas ou outras) localizar-se-ão a tardoz no caso das moradias unifamiliares e em suporte próprio dos edifícios multifamiliares, salvaguardando ao máximo a visibilidade do exterior.
g ) os muros de separação das moradias unifamiliares serão executados em pedra irregular de basalto, solta e argamassada, tendo a altura mínima de 1,5 m nas confinações com os lotes e prédios vizinhos.